7 de set. de 2011

Receita com a bochecha do boi




Ingredientes:

- 400 gramas de bochecha de boi
- 30 gramas de semente de mostarda
- 20 gramas de missô, que é uma pasta fermentada de soja
- suco de limão
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva extra-virgem
- caldo de carne
- 25 gramas de maisena
- um litro de vinho tinto seco
- purê de batata doce para acompanhar



Modo de preparo :

Primeiro, tempere a bochecha com sal e pimenta. Em seguida, numa frigideira quente, coloque o azeite e doure a carne. Depois, coloque-a no caldo e deixe cozinhar de três a quatro horas. Enquanto isso, cozinhe as sementes de mostarda. Precisa de mais ou menos uma hora de cozimento, com muita água pra tirar o amargor que é típico da sementinha de mostarda.

Agora, em um recipiente, misture as sementes de mostarda já cozidas com o missô e algumas gotas de limão. Em outra panela, hora de fazer a redução do vinho. A redução do vinho serve para diminuir esse gosto só de vinho. O vinho concentra mais, fica mais grosso, porque evapora os líquidos. O caldo fica muito melhor. O vinho ficará no fogo entre dez e quinze minutos. 

De volta à carne, quando ela estiver cozida, retire-a da panela, separe-a e misture ao caldo o vinho já reduzido e deixe cozinhar por mais uma hora. Depois, adicione a maisena diluída em água e mexa até engrossar. O caldo vai virar um molho. À ele, junte a carne que você havia reservado, leve ao fogo durante alguns minutos e monte o prato.

Faça uma base com o purê de batata, depois a bochecha, o molho, as sementes de mostarda com missô e ervas para decorar e pronto. Agora é só abrir um vinho e saborear esta delícia.

Um comentário:

  1. Parece ser bom.. Nunca provei. Quero provar ;D
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir